segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Até quando as redes sociais ficarão de fora do currículo escolar?

Desde que li a notícia no Uol de que a Redação da prova do ENEM desse domingo teve como tema as "redes sociais", mais especificamente, "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado"não sosseguei enquanto não parei na frente do computador e comecei a escrever esse post, que aliás, já estava na pauta, só fiz adiantar sua publicação! 


Imediatamente, lembrei de uma entrevista que o Professor  José Armando Valente* (autor central da minha monografia) deu para o site IG em março desse ano (salvei em favoritos): "Educador quer redes sociais no currícilo escolar", com destaque para o seguinte trecho:"As ferramentas de redes sociais devem ser usadas como práticas pedagógicas, de forma integrada ao currículo. Não adianta só acessar a rede dentro da escola, sem uma proposta. Tem que ter alguém olhando e orientando, verificando se os alunos estão gerando conteúdo de fundamento, se tem um conceito sendo trabalhado. Se não tiver alguém orientando, não é pedagógico." Leia a entrevista na íntegra aqui.


Sou Orientadora Tecnológica do Laboratório de Informática Educativa de uma escola pública e lá os alunos não podem acessar as redes sociais, por inúmeras razões, mas ultimamente tenho questionado muito essa "proibição". O que venho aprendendo ao longo da minha pesquisa é que as redes sociais não inimigas do professor, podemos tirar proveito delas de várias maneiras, como ressalta Valente: "Brincar no Twitter gera um conteúdo de síntese muito grande. O professor de português poderia usar essa atividade para treinar o resumo de ideias com os alunos. Mas não é o que ocorre. Os jovens usam a ferramenta, mas o professor não intervém, não questiona o que eles fazem.


Ouço muitas pessoas dizerem que que não compreendem a dinâmica do Twitter, isso porque não fazem uso "correto" dessa ferramenta. Vou tentar explicar: eu tenho um perfil pessoal onde a temática predominante são questões relacionadas à maternidade, mas isso não impede que o tema educação entre na pauta, afinal sou professora e mãe e essas coisas inevitavelmente se misturam! Mas esse não seria o perfil mais adequado para interagir com meus alunos, com amigos professores ou com simpatizantes do tema educação. Na minha avaliação de usuária, o Twitter, por ser bem mais dinâmico que outras redes sociais e por possibilitar a criação  de vários perfis (pessoal, profissional...) te dá maior poder de comunicação e transmite a informação de forma mais democrática possível (você só clica no link se quiser). Sem deixar esquecer que para fazer um bom uso de qualquer rede social como ferramenta pedagógica é necessário que haja coerência entre o que você escreve e pra quem você escreve. (mas lembre-se, isso é uma opinião pessoal!)


Agora eu me pergunto: se muitos professores fazem uso das redes sociais e quase todos seus alunos também, por que essa relação virtual ainda encontra-se limitada a "curtir" e comentar fotos pessoais, a trocar  piadinhas desrespeitosas e a fazer reclamações da aula, da prova ou da nota, por exemplo? Eu não estou criticando o uso que cada um faz do seu Twitter ou do seu Facebook, tirando as piadinhas desrespeitosas, faço direto as outras duas! Mas acredito que seja importante e ao mesmo tempo desafiador ir além dessa relação virtual fora do contexto da escola ou da sala de aula. É preciso que a escola deixe de excluir as "redes sociais" em geral e busque fazer com que tenham valor pedagógico real, afinal estamos educando "leitores digitais"! Não podemos passar uma borracha nesse conhecimento que o aluno aprende no seu cotidiano fora do escolar. Esse aluno, que está na minha sala de aula e na sua também, está cada vez mais se distanciando da "era do lápis e papel" e cada vez mais próximo da "era digital" e você, professor, onde realmente está?




*José Armando Valente é pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp e pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP.

7 comentários:

  1. Excelente assunto! Também acho que ao invés de proibir, é preciso ensinar a usar do modo correto. Assim a aula é de um tema que eles gostam e passa a ser possível melhorar a qualidade do que eles fazem.

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Proibição nunca é bom.

    Tem que ensinar as crianças quais são realmente os limites do que pode ser público e o que deve ser privado!

    Ótimo texto e assunto!


    Bjos

    Elaina Furlan #amigacomenta
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por me seguir no Twitter!!! Muito interessante sua iniciativa de começar um blog sobre novas tecnologias. Estarei te seguindo para acompanhar as novidades! Ahhh! Indico a você um blog que criei junto com minhas colegas de classe para a disciplina de Novas tecnologias na Educação! Aguardo você por lá! http://www.dialogotics.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rose,
    falou tudo!
    Excelente ponto de vista!
    Adorei!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, vim conhecer seu espaço e olha... tem tudo a ver comigo! Falar em tecnologia é mexer comigo! hihihi
    Vou acompanhar seus posts, esteja sempre divulgando lá no twitter pra eu ficar por dentro das novidades!
    Mega beijos, Genis ♥

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pela visita ao meu blog " conversando com minha filha"! Fiquei realmente admirada: você consegue dar conta de 3 blogs? Achei fantástico!
    Também sou professora e acho muito importante a tecnologia como instrumento de aprendizagem. Apenas acho que na rede pública tudo isto só fica no papel, até usar um data show é complicado.Porém, umas das coisas mais bacanas da tecnolgia e que tenho usado em sala de aula é o uso do youtube, os alunos adoram postar vídeos e gostei muito de trabalhar com eles usando esta ferramenta: se sobrar um tempinho, passe na minha página e veja a festa que eles fazem por lá: www.youtube.com/profajosi
    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha parado p/ pensar nisso, boa reflexão!!

    Obrigada pelo carinho no meu blog querida! =))) E seja muito bem vinda! Um grande beijo!

    ResponderExcluir