A infância que hoje nos é apresentada já não é a mesma que se via há dez anos. As crianças modernas têm mais acesso à informação e de uma forma tão rápida que acabam desenvolvendo-se na mesma velocidade. Outro fato que chama bastante atenção é que as crianças estão abandonando a infância muito cedo: as meninas já não querem mais brincar de boneca por volta dos 10 anos de idade e os meninos deixam de lado seus carrinhos de brinquedo por volta dos 12 anos e já começam a sonhar com os carros que poderão pilotar quando completarem 18 anos.
  
A partir da observação dos alunos da escola em que trabalho, como orientadora tecnológica, foi surgindo a ideia de um projeto que trabalhasse a questão da infância de uma forma que elas pudessem refletir sobre o que é ser criança nos dias de hoje e ainda sobre quando deixa-se de ser criança e torna-se adolescente.

A ideia do vídeo apareceu, antes da ideia do projeto! Desde que vi, em vários blogs maternos, o vídeo “Reflexões sobre a Maternidade”,  onde as mães respondiam a seguinte pergunta: “Se pudessem voltar no tempo, antes de terem o primeiro filho, o que diriam a si mesmas?”, fiquei com a ideia na cabeça! Escolhi as turmas do 3º ano e comecei um tabalho que durou 4 encontros no laboratório de informática da escola. E para o vídeo fiz um sorteio para escolher uma turma, já que a escola tem 4 turmas desse ano.

A partir desse modelo, a ideia foi adaptada para a temática do projeto e decidi realizá-lo durante o mês de setembro por conta da proximidade com o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Para os alunos foi feita a seguinte pergunta: “Se vocês fossem adultos e pudessem voltar no tempo, que conselho dariam a si mesmos?” Veja o que eles responderam: